sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DAVID PESSOA É ACLAMADO PRESIDENTE DE HONRA DA UNEPPE

DR. DICIVAL GONÇALVES DA SILVA.

 
O PRIMEIRO PRESIDENTE DA UNEPPE - 1983-1986 -  DAVID PESSOA DE BARROS AGORA É PRESIDENTE DE HONRA DA CATEGORIA DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA.Senhores Diretores da UNEPPE,



Pude lê atentamente, no site da Entidade, o relato do fundador da UNEPPE, o Escrivão de Polícia Aposentado DAVID PESSÕA DE BARROS, narrando a forma como foi criada a UNIÃO DOS ESCRIVÃES DE POLÍCIA DE PERNAMBUCO - UNEPPE, num dos piores momentos em que o nosso País estava passando, nos terríveis anos da “Ditadura Militar”, onde os que se diziam "autoridades" - Delegados de Polícia, praticavam todos os tipos de abusos, cometidos contra os honestos e dedicados policiais da extinta Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Por isso, nunca tive dúvidas, da árdua luta batalhada pelo ex-Presidente DAVID PESSÔA, pela fundação da hoje, e edificada, “UNEPPE”, plantada com afinco, e contrariando àqueles que se achavam "donos" da Instituição – Secretaria de Segurança Pública do Estado de Pernambuco.

É que a semente, plantada num terreno fértil, e com amor, germinará e dará bons frutos, como os que a UNEPPE vem dando, pois, ao longo de sua criação, se destaca pelo seu papel democrático que vem defendendo em prol dos seus Associados e da Instituição POLÍCIA CIVIL de Pernambuco, defendendo os direitos de seus Associados, e por que não dizer da própria Instituição, e se fazer presente no rol das Entidades de Classe mais respeitada no seio da POLÍCIA CIVIL e da Segurança Pública do Estado de Pernambuco, participando e assinando todos os acordos de greve, conjuntamente com as demais Entidades representativa da Classe Policial.

A UNEPPE cresceu, cresceu e cresceu, e, hoje, sem sombra de dúvidas é uma ENTIDADE DE CLASSE adulta, experiente e sólida.

Portanto, como ex-Presidente da UNEPPE, por quase três mandatos consecutivos, não poderia jamais, baixar a cabeça para aqueles que atentavam na escuridão pelo seu enfraquecimento e extinção; a Entidade sempre se fez presente nos momentos mais difíceis de luta por melhores salários e condições de trabalho, para exercer o seu mister.

Nos meus momentos à frente da Entidade, sempre fiz questão de frisar que o Presidente e sua Diretoria passam, mas a UNEPPE fica.

Faço questão de registrar, por oportuno, os momentos de luta do companheiro Escrivão ex-Presidente da UNEPPE – ANTONIO CARLOS DE MATTOS BURGOS, quando pleiteava elevar a categoria ao “NÍVEL SUPERIOR”, com o apoio do ex-Deputado Humberto Barradas, e com ele estive presente na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco em busca da aprovação do tão almejado padrão “NÍVEL SUPERIOR” para a Classe dos ESCRIVÃES DE POLÍCIA, mas, não foi daquela vez.



Na gestão seguinte, do companheiro Escrivão ex-Presidente da UNEPPE - DJALMA ARAÚJO DE SOUZA, durante o Governo Joaquim Francisco, também foi tentada a pretendida elevação da Categoria e mais uma vez restou sem aprovação, e por último, comigo, Escrivão e ex-Presidente da UNEPPE - DICIVAL GONÇALVES DA SILVA, quando no Governo Miguel Arraes, o Secretário de Segurança Pública da época, Dr. CARLOS CORREIA, atendendo pedido formulado e assinado por mim, e num gesto de ajudar a Categoria, atendeu o requerimento por mim elaborado, sobre mais uma vez o projeto do “NÍVEL SUPERIOR” do Escrivão de Polícia, e que, naquele momento, de pronto foi atendido em parte, tendo este que subscreve o presente texto, recebido das mãos do Dr. CARLOS CORREIA, o Ofício em papel timbrado do gabinete do Secretário, onde o mesmo solicitava o “NÍVEL SUPERIOR” dos Escrivães de Polícia, referendando o pleito da Categoria, porém, na audiência que tivemos com o Secretário da Administração da época, o mesmo, estribando-se em alegações diversas, dentre elas falta de verba orçamentária aprovada pela Assembléia, também não conseguimos aprovar a elevação da nossa Categoria, e assim terminou o Governo Miguel Arraes e mais uma vez o nosso sonho restou só na esperança.

Mesmo com todos estes percalços e caminhos diversos percorridos em busca do reconhecimento do almejado “NÍVEL SUPERIOR”, fizemos sempre gestões, nos acordos das lutas da Classe como um todo, nunca esquecendo de requerer o tão sonhado “NÍVEL SUPERIOR”, e hoje há este amadurecimento e está inserido em todas as pautas da Classe Policial Civil reinvidicação nesse sentido, luta esta que também foi abraçada pelo atual Presidente da UNEPPE – o Escrivão de Polícia ALBERTIN ANTONIO RAMOS DE ARAÚJO.

Contudo, quero finalizar, e prestar uma justa homenagem, afirmando que a UNEPPE é o que é por conta de um idealizador como o ex-Presidente DAVID PESSÔA DE BARROS e sonhadores que estiveram ao seu lado no idos de 1983.

Na verdade, nós somos do tamanho dos nossos sonhos; acreditem na sua Entidade de Classe e fortaleçam-na cada vez mais.

Por tudo isso, o reconhecimento dos que fazem a UNEPPE, onde defendi, e foi aprovado pela Diretoria, o nome do ex-Presidente DAVID PESSÔA DE BARROS, ainda em vida, e com orgulho, como “PRESIDENTE DE HONRA DA UNEPPE”, título este deveras merecedor, pela inteligência e coragem que o norteou quando enfrentou os autoritaristas da época.

Parabéns DAVID PESSÔA.

Na realidade, apenas procurei regar a semente que você e seus Diretores plantaram num dos momentos mais difíceis desse País, contrapondo-se, aos desmandos praticados contra os homens de bem da sua época.

Mas, nada foi em vão; o instrumento legítimo está de pé, que é a UNEPPE, que continua fazendo o que sempre fizeram seus Presidentes, que é a defesa dos interesses de seus Associados, e despontando como uma das mais atuantes Entidades de Classe do Estado de Pernambuco, quiçá do País, contra os abusos que ainda insistem, nossas Autoridades Governamentais, em praticar, e a ignorar seu papel na Segurança dos Cidadãos; mas a Entidade sempre procurou defender o maior princípio e mister, para que seus Associados não venham ser preteridos, ou injustiçados, ou seja, que é o direito do princípio Constitucional da ampla defesa, para não serem ainda mais injustiçados pelo sistema.

Destarte, deixo aqui, um forte abraço a todos que fazem a atual UNEPPE, nas pessoas do Senhor Presidente, seus Diretores e Associados em geral, que sem eles a Entidade não existiria.

Felicidades a todos.

Buriti de Inácia Vaz/MA, 19 de setembro de 2007.



Bel. DICIVAL GONÇALVES DA SILVA

DELEGADO DE POLÍCIA DO MARANHÃO

( Ex-Pesidente da União dos Escrivães de Polícia de Pernambuco, Ex-Escrivão de Polícia do Estado de Pernambuco e, atualmente Delegado de Polícia do Estado do Maranhão-Brasil. Telefone: (98) 3482.1175. E-mail; dicial@ig.com.br. )

Nenhum comentário: